Os Maias, de Eça
de Queirós
1.
Vida e obra:
·
José
Maria Eça de Queirós;
·
Nascimento:
25 de Novembro de 1845, na Póvoa
de Varzim;
·
Estou
Direito na Universidade de Coimbra.
2.
Contexto ideológico e sociológico da produção:
2.1.Década de 50:
Desenvolvimento económico e
estabilidade política:
·
Desenvolvimento
acelerado das vias de comunicação;
·
Progresso
económico relativo;
·
Estabilidade
política com a Regeneração;
·
Permanência
dos padrões literários e estéticos ultraromânticos.
2.2.Questão Coimbrã:
·
Génese
do realismo;
·
Troca
de galhardetes entre jovens de Lisboa e Coimbra.
2.3.Geração de 70:
·
Reflexão
crítica sobre o estado da nação;
·
Promover
a mudança e a evolução;
·
Realismo
e naturalismo
3.
Categorias do texto narrativo:
a. Espaço:
·
Espaço
físico (espaços geográficos e espaços
interiores):
-Santa Olávia: origens rurais da família e natureza que origina a felicidade e a cura;
-Sintra: grande
beleza em contraste com a miséria e pobreza;
-Lisboa: representa
a centralidade da capital em termos de poder e influência + representação do
roteiro do protagonista.
-Coimbra: juventude
de Carlos + boémia estudantil + cultura e política;
-Ramalhete: espelho da família nos vários
momentos da obra;
-Toca: símbolo do pecado, da
clandestinidade, do sensual e do amor;
-Vila Balzac: representação do carácter de Ega.
·
Espaço
psicológico:
- Interioridade das personagensà sonho, imaginação, memória e emoção;
àA personagem expressa os estados de
alma.
b. Tempo:
·
Tempo
histórico: 1820 (época
da juventude de Afonso) até 1887 (regresso de Carlos a Lisboa e reencontro com
Ega)
·
Tempo
do discurso: analepse, isocronia e anisocromia;
·
Tempo
psicológico: percepção subjectiva que as personagens têm do passado.
c. Ação
·
Nível
da História:
-Principal: o amor de Carlos da Maia e Maria
Eduarda (estrutura da tragédia clássica)
-Secundária: o amor de Pedro da Maia e
Maria Monforte
·
Nível
da crónica de costumes: constituído por um conjunto de episódios que apresentam
os comportamentos das personagens figurantes, os cenários sociais e a relação do
protagonista com esses cenários. (jantar no Hotel Central, as corridas de cavalos no hipódromo
de Belém, o jantar dos condes de Gouvarinho, a visita aos jornais A Corneta do
Diabo e A Tarde, o sarau no Teatro da Trindade, o passeio final)
d. Personagens:
·
Afonso:
- Bondade + compaixão;
- Retidão + integridade;
- Sobriedade e a austeridade;
-Simplicidade.
·
Pedro:
- Importância dos elementos psicofísicos, do meio social e da
educação na definição do caráter e do percurso de vida.
·
Maria:
- Influência da educação e do meio;
- Sedutora, manipuladora e leviana.
·
Carlos:
- Educação completa à Destaca-se dos restantes lisboetas;
-Culto e viajado;
-Não é imune à sociedade onde se
integraà
fracasso dos múltiplos projectos.
·
Maria
Eduarda:
-Visão naturalista: importância da
educação e da ação;
-Desgraça da família Maia.
·
João
da Ega:
- Debilidades culturais do país + inconsistências.
e. Narrador:
·
Heterodiegético
– não participante;
·
Focalização
interna, externa e omnisciente
4.
Linguagem:
·
Construção
frásica e elegante;
·
Registos
correntes, familiar e calão;
·
Discurso
indireto livre;
·
Diálogo;
·
Ironia;
·
Comparação;
·
Metáfora;
·
Sinestesia;
·
Hipálage;
·
Enumeração;
·
Gradação;
·
Repetição;
·
Paralelismo;
·
Estrangeirismos;
·
Diminutivos.
5.
Simbologia do romance:
·
Denúncia
dos vícios e fragilidades de uma sociedade específica;
·
Importância da hereditariedade, da educação e
do meio na definição e no desenvolvimento da personalidade + homem é incapaz de controlar a sua existência
Sem comentários:
Enviar um comentário