segunda-feira, 16 de junho de 2014

Frei Luís de Sousa

Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett
1.      Vida e obra:
·         João Baptista da Silva Leitão;
·         Nascimento: 4/02/1799, Porto;
·         Adolescência: estudou cultura humanística clássica, nos Açores;
·         Mais tarde, estudou em Direito, em Coimbra;
·         Exilado duas vezes à Contacto com o romantismo;
·         Participou no exército liberal;
·         Foi cônsul-geral de Bruxelas àContacto com o romantismo alemão.

2.      Contexto histórico e cultural:
2.1.Contexto político:
·         Turbulência politica;
·         Certo desenvolvimento técnico e industrial;
·         Politica fontista: promove o crescimento e prosperidade da classe média e introduz o romantismo.
2.2.Contexto cultural:
- Introdução e difusão do romantismo (Garrett e Herculano)
·         Valorização do “eu”;
·         Exaltação do sentimento;
·         Isolamento e solidão à Obsessão pela morte;
·         Exibicionismo;
·         Predomínio do fantástico;
·         Patriotismo e nacionalismo;
·         Crença no progresso;
·         Gosto pelos ambientes nocturnos;
·         Libertação da rigidez das normas clássicas;
·         Valorização da prosa;
·         Linguagem coloquial e mais oralizante.

3.      Circunstâncias da produção e apresentação:
3.1.Produção e apresentação da obra:
- Ditadura de Costa Cabral àCensuraàApresentação atrasada
                                                       ↓Pois
                   Era um símbolo de liberdade e afirmação individual!
3.2.Tragédia ou Drama?
Características da tragédia clássica
Características do drama romântico
Assunto trágico
Preferência pela liberdade poética em detrimento do rigor histórico
Acção simples
Uso da prosa em vez do verso
Ausência do desespero pagão
Patriotismo e nacionalismo
Possibilidade de comparação entre as personagens de Frei Luís de Sousa e de algumas tragédias clássicas

Poucas personagens

Ausência de cenas excessivas


4.      Categorias do texto dramático:


                                                                                                                                                                

NOTA: o espaço físico vai afunilando e obscurecendo, tornando-se severo e despojado.

b.      Tempo:
·         Tempo histórico: finais do séc. VI, inícios de XVII
·         Tempo representado: 8 dias
·         Tempo da representação:
-exposição: 27/07/1599
-reconhecimento: 4/08/1599
-catástrofe: noite de 4 para 5 de Agosto de 1599

c.       Ação:
-Micro = macroestrutura: exposição àPrólogoàdesenlace.

d.      Personagens:
·         Madalena:
-paradigma da mulher apaixonada;
-infeliz e atormentada;
·         Maria:
-pecado à Amor proibido;
-nacionalismo romântico;
-sebastianismo;
·         Telmo: símbolo de Portugal do passado
·         Manuel de Sousa Coutinho
-evolução racional à Percurso descendente
-luta pela liberdade
-nacionalismo
·         D. João de Portugal:
-progressivamente materializando;
-Portugal do passado;
·         Frei Jorge: racionalismo e equilíbrio

5.      Linguagem:
·         Vocabulário abstracto;
·         Frases exclamativas e reticentes;
·         Interrogação retorica;
·         Interjeição;
·         Repetição;
·         Antítese;
·         Imperativo;
·         Tiradas hiperbólicas.

6.      Didascálias:
-Referencias do espaço e personagens (movimentação, estados de espirito, atitudes, tom de voz)

7.      Ideologia e intenção pedagógica:
-intenção de purificar o público, desencadear sentimentos autênticos, motivados por problemas reais e históricos.
-demonstrar a intemporalidade dos valores românticos.
-sentimento patriótico e o orgulho nacional por parte dos Portugueses do século XIX.



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