Frei Luís de
Sousa, de Almeida Garrett
1.
Vida e obra:
·
João
Baptista da Silva Leitão;
·
Nascimento:
4/02/1799, Porto;
·
Adolescência:
estudou cultura humanística clássica, nos Açores;
·
Mais
tarde, estudou em Direito, em Coimbra;
·
Exilado
duas vezes à Contacto com o romantismo;
·
Participou
no exército liberal;
·
Foi
cônsul-geral de Bruxelas àContacto com o romantismo alemão.
2.
Contexto histórico e
cultural:
2.1.Contexto político:
·
Turbulência
politica;
·
Certo
desenvolvimento técnico e industrial;
·
Politica
fontista: promove o crescimento e prosperidade da classe média e introduz o
romantismo.
2.2.Contexto cultural:
- Introdução e difusão do romantismo (Garrett e Herculano)
·
Valorização
do “eu”;
·
Exaltação
do sentimento;
·
Isolamento
e solidão à Obsessão pela morte;
·
Exibicionismo;
·
Predomínio
do fantástico;
·
Patriotismo
e nacionalismo;
·
Crença
no progresso;
·
Gosto
pelos ambientes nocturnos;
·
Libertação
da rigidez das normas clássicas;
·
Valorização
da prosa;
·
Linguagem
coloquial e mais oralizante.
3.
Circunstâncias da produção
e apresentação:
3.1.Produção e apresentação
da obra:
- Ditadura de Costa Cabral àCensuraàApresentação atrasada
↓Pois
Era um
símbolo de liberdade e afirmação individual!
3.2.Tragédia ou Drama?
Características da tragédia clássica
|
Características do drama romântico
|
Assunto
trágico
|
Preferência
pela liberdade poética em detrimento do rigor histórico
|
Acção simples
|
Uso da
prosa em vez do verso
|
Ausência
do desespero pagão
|
Patriotismo
e nacionalismo
|
Possibilidade
de comparação entre as personagens de Frei
Luís de Sousa e de algumas tragédias clássicas
|
|
Poucas personagens
|
|
Ausência
de cenas excessivas
|
|
4.
Categorias do texto
dramático:
NOTA: o espaço físico vai afunilando
e obscurecendo, tornando-se severo e despojado.
b. Tempo:
·
Tempo
histórico: finais do séc. VI, inícios de XVII
·
Tempo
representado: 8 dias
·
Tempo
da representação:
-exposição: 27/07/1599
-reconhecimento: 4/08/1599
-catástrofe: noite de 4 para 5 de
Agosto de 1599
c.
Ação:
-Micro = macroestrutura: exposição àPrólogoàdesenlace.
d. Personagens:
·
Madalena:
-paradigma da mulher apaixonada;
-infeliz e atormentada;
·
Maria:
-pecado à Amor proibido;
-nacionalismo romântico;
-sebastianismo;
·
Telmo:
símbolo de Portugal do passado
·
Manuel
de Sousa Coutinho
-evolução racional à Percurso descendente
-luta pela liberdade
-nacionalismo
·
D.
João de Portugal:
-progressivamente materializando;
-Portugal do passado;
·
Frei
Jorge: racionalismo e equilíbrio
5.
Linguagem:
·
Vocabulário
abstracto;
·
Frases
exclamativas e reticentes;
·
Interrogação
retorica;
·
Interjeição;
·
Repetição;
·
Antítese;
·
Imperativo;
·
Tiradas
hiperbólicas.
6.
Didascálias:
-Referencias
do espaço e personagens (movimentação, estados de espirito, atitudes, tom de
voz)
7.
Ideologia e intenção pedagógica:
-intenção
de purificar o público, desencadear sentimentos autênticos, motivados por problemas
reais e históricos.
-demonstrar
a intemporalidade dos valores românticos.
-sentimento
patriótico e o orgulho nacional por parte dos Portugueses do século XIX.
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